22 de fev. de 2010

Carnaval em Gramado

Alguns feriados em Gramado são super tradicionais e movimentam a cidade com fluxo intenso de turistas. Mal termina um ano e já estamos conferindo quantos feriados teremos no ano seguinte, sempre com uma expectativa enorme de que São Pedro, padroeiro da cidade, colabore trazendo bom tempo. Entenda que bom tempo para Gramado, não significa apenas sol radiante e céu de brigadeiro. Frio, cerração e neve são sempre bem vindos e muito bem vindos!
Como todos os anos, o primeiro grande feriado é o Carnaval.

Superando as expectativas de muitos e surpreendendo os desavisados, Gramado tem sim Carnaval e dos bons! Com direito a Rainha do Carnaval, Rei Momo, Camarotes Vip's e Rainhas de bateria.





Nada que se compare ao encanto e a magia da Sapucaí, mas aqui, ainda se preservam os bailes de salão, reunindo a comunidade, visitantes e os tradicionais blocos carnavalescos.



A cada ano, cresce a expectativa do público para conferir o que os blocos prepararam para apresentar nos salões e eles não deixam por menos!
Esmeram-se na produção das fantasias, capricham nas alegorias, afinam a bateria e o resultado disso não poderia ser melhor.



Gramado conta hoje com sete blocos, liderados pela ABCG - Associação dos Blocos Carnavalescos de Gramado, entidade que em parceria com a Prefeitura Municipal organiza o Gramado Fantasia, evento oficial do carnaval da cidade. O bloco mais antigo é o “Velhinhos Transviados”, que em 2010 comemorou 45 carnavais.



De sexta (12/02) a terça (16/02) a folia tomou conta da cidade, carregando foliões pelos quatro cantos dos salões do Clube Minuano, Sociedade Recreio Gramadense e da Expogramado, espaço recentemente adquirido pela Prefeitura Municipal.



Na noite de domingo, mais de 8 mil pessoas estiveram na Expogramado, o que levou a cidade a pleitear um recorde no Guiness Book, como o maior carnaval de salão do mundo!



Tradicionalmente, a primeira noite de carnaval é no Clube Minuano, quando apenas alguns blocos desfilam. Neste ano o Quis um Gole abriu os trabalhos, seguido pelo Quereu Bebeu, 100 Juízo e o Sópranois. Segunda-feira também foi dia de festa no Clube Minuano, com apresentações do Diz Meu Cafezinho e Diz Cafeinados.

No sábado foi a vez da Recreio receber os foliões, com apresentações dos Velhinhos Transviados, Quis um Gole, 100 Juízo,Diz Meu Cafezinho, Sópranóis e Quereu Bebeu.



A noite de domingo na Expogramado é a única que conta com apresentação de todos os blocos: Velhinhos Transviados, Quereu Bebeu, 100 Juízo, Diz Meu Cafezinho, Sópranóis, Quis um Gole e Diz Cafeinados.

O encerramento foi na terça-feira com mais uma noite de festa e a certeza de que 2011 vai ser ainda melhor!

Além de toda essa programação noturna, ainda tem os bailes infantis, que aconteceram no sábado, na Recreio e na segunda, na Minuano.



A programação dos bailes geralmente não muda de um ano para o outro. Sexta e segunda no Clube Minuano, sábado na Recreio e domingo e terça na Expogramado e os ingressos variam de R$5,00 (Expogramado) a R$25,00 (Sociedade Recreio).
As apresentações dos blocos iniciam por volta das 23h30min, depois, é só alegria com animação das bandas contratadas pelo clubes.

Em frente aos clubes sempre tem filas de táxis esperando pelos foliões, que no final da noite, ou início da manhã (!) podem até ter esquecido o caminho de casa, mas não deixam de fazer jus ao velho ditado: “se beber, não dirija”.

palavras-chave/keywords
gramado carnaval

Gramado Fantasia
Informações nos sites da Prefeitura Municipal de Gramado ou no da ABCG

Nenhum comentário: