24 de jan. de 2010

Feira de Produtos Orgânicos de Gramado

Um ótimo exercício para a consciência e para a saúde são as compras na feira de orgânicos. É realizada pela Associação dos Produtores Orgânicos de Gramado, aos sábados, ao lado da Brigada Militar. E como em qualquer feira livre, a dica é realmente chegar cedo, evitando “competir” com os madrugadores pelas melhores escolhas.
Entre as idéias para melhora de qualidade de vida, essa sem dúvida merece estar anotada na agenda: sábado de manhã – feira de orgânicos. Claro que nem todo mundo gosta de fazer as coisas tão cedo (tenho um amigo que só conheceu domingo de manhã na Copa do Mundo da Ásia!). Mas acredito que vale muito o esforço.

Conversei com a Sra Nilza Vendrusculo, presidente da Associação, que explicou os critérios para definição de orgânicos e os planos para melhor estruturação da feira e redefinição de horários. Por enquanto, a feira continua aos sábados pela manhã. Existem também planos para um rodízio entre os produtores.


A qualidade dos produtos é incrível. Tem verduras (alface, radicci, temperos, alho poro, rúcula, cebolinha..), legumes, frutas, granola, geléias, pão, vinho, mel, ovos, queijo, feijão, entre outros. Em outras feiras, até doce de leite de cabra já encontrei.



Em grandes centros, o povo ainda enfrenta vários outros custos associados ao produto, mas com esperança de que o aumento do consumo possa reduzir o preço de cada item orgânico. Aqui, é comprar direto do Beto, da Fátima, da Sra Nilza, do Auri, do Marcadente. Eles mesmo que produzem e estão ali para vender e explicar tudo o que for necessário. Uma vantagem enorme em Gramado.



Comprei:

- Radicci
- Alface americana
- Vagem
- Espinafre
- Couve
- Repolho
- Amora
- Morango
- Uvas
- Sal com tempero orgânico
- Granola
- Pão Integral



Gastei em torno de 42 reais. Na verdade, um investimento ótimo. A descoberta: essa granola maravilhosa. O pedido dos produtores: aumentar a divulgação e poder melhorar o trabalho em função de um consumo maior.


Associação dos Produtores Orgânicos de Gramado – APOG
Feira Livre de Produtos Orgânicos
Sábados pela Manhã (início 6:30 - 7h)
Estacionamento da Brigada Militar de Gramado
Rua Coronel João Corrêa, 289 - Centro
(54) 9116-8484 (Sra Nilza)

Pagamento somente em dinheiro (melhor levar dinheiro trocado)

2 comentários:

Unknown disse...

sou um dos sócios fundadores da apog participei como feirante e sei da qualidade e seriedade do trabalho dos associados....parabens
Abraços a todos........Marco Aurélio Jung de Souza...

Pazetto disse...

Marco Aurélio

A qualidade dos produtos orgânicos na feira da APOG é inquestionável. Entendemos que a divulgação da feira é importante e incluimos como uma das "coisas boas" da cidade (realmente tenho o hábito de comprar esses produtos). Sugeri tambem a D. Nilza que pudesse fornecer uma tabela simples das frutas e produtos de cada época do ano (tenha certeza que muita gente gostaria de uma orientação assim).
Nossos parabens ao seu trabalho.