14 de jun. de 2010

Restaurante Bergamota


Um ótimo programa pra um domingo de sol. Bem , essa é a primeira idéia ao pensar em "descer" do centro da cidade até a Linha 28 pra passear e descontrair no almoço de domingo. A surpresa é encontrar um lugar cheio de conceitos e detalhes.


Criado dentro da área rural (mas hoje muito próximo ao centro da cidade) e envolto por natureza, o Restaurante Bergamota é interessante pelo conforto em todos os aspectos, inclusive denominando a própria gastronomia de "comfort food".


Os visitantes são recebidos pelos proprietários e a atenção da família em proporcionar bem-estar aos que chegam transforma o passeio em uma verdadeira visita a amigos.


O cenário é natureza, mesmo. O restaurante está inserido em um parque, cheio de trilhas para percorrer caminhando, observando pássaros, detalhes naturais e as várias quedas d'água da propriedade.



Bem, o almoço é um conceito a parte. Conversando com o Chef Guilherme Sperry, me falou que o estilo da cozinha é "regional criativa". Explicando, o uso dos ingredientes típicos da região para criar pratos contemporâneos, chega a um resultado interessante e sabores incríveis. Uma reinvenção bacana do que já estamos acostumados ...


Pra quem gosta de fotografar comida, as saladas ficam em uma bancada banhada por luz solar. Flash de preenchimento? Nada ... só a luz do sol mesmo ...

E cozinha de fogão à lenha, com um buffet de saladas tão intenso que dispensa comida quente, com a dupla Tatiane Milanes e Guilherme Sperry no comando, não tem o que comentar. Bergamota, como te descobrimos só agora? Como vivemos tanto tempo sem vcs? ...


E a descoberta. Realmente sensacional. De comer de joelho. De ir caminhando até o 28 em dia de chuva e frio. Só pra encontra-lo. Até o nome é de fazer suspense ...

Crumble de Maçã com farofa de Cuca. Farofa de cuca é simplesmente o motivo de existir de uma cuca. Farofa na cuca é como retina no olho. Como motor no carro. E eles pegaram só a farofa e misturaram com crumble de maçã. Genial.


Um antigo torno de madeira serve de bancada para um buffet bem colorido de sobremesas (tentação ...) e apesar de só ter ficado com o crumble (farofa de cuca é covardia, Tati e Guilherme!), valeu a foto dos pudins ....


... abóbora, pavês e afins ...



Depois de tudo isso, uma trilha para compensar a aquisição calórica ...


... e aproveitar um lindo pomar de bargamotas para ver pássaros e fotografar.


E ainda vimos uma visita do turismo rural por la também



Enfim, ótima dica de passeio e almoço de domingo, no Restaurante Bergamota/Ecoparque Sperry. Preço: R$35,00 por pessoa, sem bebida e incluindo visita ao Parque.


referências
Todas as imagens da visita (13/06/2010) no Flickr

palavras-chave/keywords
gramado comfort food
gramado Ecoparque Sperry
gramado rural
Restaurante Bergamota

Restaurante Bergamota
Estrada do 28
Linha 28 - Gramado
Fones:
54 9629 8765 / 54 9998 5488
http://www.ecoparquesperry.com.br
tania@ecoparquesperry.com.br
vitor@ecoparquesperry.com.br
leandro@ecoparquesperry.com.br

4 comentários:

Diego disse...

Dica anotada. Próxima ida a Gramado vou pintar lá para experimentar. Parabéns pelo blog. Tá de alto nível e com fotos lindas.
Abraços
Diego

Pazetto disse...

Oi Diego. É uma honra e uma ótima surpresa receber a tua visita aqui no Destino Gramado.
Bem, vamos seguir tentando garimpar as boas coisas da cidade (são muitas!), relatando por aqui. O Bergamota é dica autêntica, uma verdadeira renovação da gastronomia e um ótimo programa em Gramado.
E parabéns pelo Destemperados tb. É referência nossa e de vários outros blogs.
Abraço

kamilla campos disse...

Adorei a dica.
Dia 8 de Novembro desembarco em Gramado para passar minha lua de mel e por isso essas dicas são mais que essenciais.
Gostaria que vcs indicassem fotógrafos profissionais da região.Explico,é que quando se viaja a dois um tira foto do outro e depois pede a um pedestre para tirar foto dos dois,então nem sempre as fotos saem legais e queriamos algumas fotos que não fosse aquelas tipo pessoa-em-pé na frente-de-monumento gostariamos de ter algumas fotos feita por um profissional tipo fotojornalismo em gramado,entende?
Desde já agradeço.

Rafaela disse...

Eu, meu marido e minha filha estivemos em Gramado nesse final de semana e fomos conhecer o Bergamota... Realmente o lugar é lindo, acolhedor, encantador. As saladas são realmente maravilhosas, no meu entender são o carro chefe do restaurante, os pratos quentes também são ótimos, mas poderiam ser tão elaborados quanto ao buffet criativo e apetitoso das saladas!!! e depois do almoço deitar numa rede não tem preço...e quem sabe uma caminhada leve no parque pra terminar a digestão!!!